Yoga não é uma atividade física, não é um tipo de ginástica, mas também não é “parado” e nem “só meditação”.
O yoga é uma filosofia de vida que remonta a tradição védica e surgiu na Índia há pelo menos 6500 anos a.C., se expandiu no Brasil na década de 30 como uma prática integrativa que proporciona o desenvolvimento da capacidade física em sua totalidade, tendo como princípio a ativação e o pleno equilíbrio da consciência corporal, respiratória e mental na busca profunda de nossa real natureza (PACKER 2009).
A prática regular de yoga (asanas, pranaymas e dhyana; posturas, exercícios respiratórios e meditação respectivamente) pode ajudar a reduzir os sintomas de depressão, o estresse e a ansiedade, além de melhorar o equilíbrio, desenvolver força, flexibilidade, mobilidade, aliviar dores no corpo e promover uma sensação genuína de bem-estar e conexão consigo mesmo (IYENGAR 2016).
Os asanas, são descritos por Patanjali no Yoga Sutra como posturas que devem ser estáveis e confortáveis, para que o praticante possa permanecer de forma firme e relaxada. Essas posturas trabalhadas durante as aulas, criam novos espaços e possibilidades corporais, através da construção gradativa de novos encaixes e novas amplitudes para toda a estrutura muscoesquelética, além de auxiliar a eliminar as perturbações e oscilações da mente (AKSHAYAA 2019).
A prática de posturas (asanas), exercícios respiratórios (pranayamas) e meditação (dhyana), são apenas uma pontinha do iceberg de conhecimento milenar e transformador que o Yoga nos traz, já que uma prática conduzida por um bom professor, deve ser embasada em preceitos filosóficos que podem e devem ser estudados e realizados também fora do tapetinho\sala de aula para que possamos alcançar uma vida plena, abundante em integridade física, mental e espiritual.
Para compreender a essência do Yoga e os benefícios que a prática pode agregar à sua história é preciso experienciar. Encontrar um bom professor e estar de mente, corpo e coração abertos para os ensinamentos e transformações que essa filosofia de vida pode lhe proporcionar.
Na próximo post falaremos como mais detalhes sobre os 8 principais pilares ou passos do yoga (Yamas, Nyamas, Asanas, Pranayamas, Prathyahara, Dharana, Dhyana e Samadhi).
REFERÊNCIAS:
AKSHAYAA, L., PRIYA, A. J., AND DEVI, R. G. Effects of yoga on health status and physical fitness an ecological approach-A survey. Drug Invention Today, 12(5), 923-925. 2019
IYENGAR, B. K. S. Luz sobre o Yoga, 2016.
PACKER, L. A senda do Yoga, 2009.